De olho nas eleições

Vereador Pacheco assume Progressistas com o desejo de unir a direita para a prefeitura em 2024

Vereador Pacheco assume Progressistas com o desejo de unir a direita para a prefeitura em 2024

Foto: Guilherme Teixeira (Divulgação)

Pablo Pacheco e Sandra Rebelato foram eleitos para comandar o Progressistas de Santa Maria

O Progressistas de Santa Maria aposta na renovação e em uma liderança jovem para comandar a sigla até 2026. O vereador de primeiro mandato Pablo Pacheco, 32 anos, foi eleito, no sábado, presidente em chapa única e terá entre as principais tarefas conduzir o processo eleitoral municipal de 2024. Ele, que não concorrerá à reeleição no Legislativo, substituirá Mauro Bakof que ficou na direção do partido por oito anos. Como vice, Pacheco terá a ex-vereadora Sandra Rebelato, que, inclusive, já comandou o Progressistas.


Logo depois do fim da convenção, o vereador já tomou posse e, agora, dividirá as funções de parlamentar com as de dirigente partidário. Além de se dedicar na elaboração de uma nominata competitiva à Câmara e construir uma candidatura ao pleito municipal, o novo presidente se comprometeu a ampliar ainda mais os espaços da juventude partidária, estimulando o surgimento de mais lideranças jovens como ele próprio. Pacheco assumiu também o compromisso de dar continuidade ao legado de Bakof no fortalecimento da base do Progressistas e promover a integração permanente com as lideranças da legenda na Região Central.


— Podem esperar do meu mandato, uma postura de diálogo, construção e unidade. Estou na condição de presidente daquele que é o partido do municipalismo e com o maior número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores do RS. Não esperem, nada menos, que o meu compromisso de zelar pela grandeza do Progressistas! — afirmou Pacheco, que comandará uma sigla com mais de 2,8 mil filiados na cidade.


Sobre candidaturas a vereador, Pacheco tem o desafio de, pelo menos, manter a bancada, hoje a maior do Legislativo com quatro parlamentares. Um dos nomes cogitados para concorrer é de um novato no partido: o ex-presidente do Legislativo Luiz Carlos Fort que começou sua carreira política no PT, pelo qual foi vereador, e depois teve uma curta passagem pelo PL concorrendo a deputado estadual em 2018. Já em 2022, aproximou-se dos progressistas e fez campanha para o deputado federal reeleito Pedro Westphalen, de quem, agora, é assessor regional. Outro nome que pode concorrer ao Parlamento ou até a prefeito é Evandro Barros Behr, que, em 2020, concorreu ao Executivo pelo Cidadania e, em 2022, já pelo Progressistas disputou vaga a deputado estadual.


Foto: Guilherme Teixeira (Divulgação)


Ao pleito municipal, tudo sinaliza que o partido poderá integrar uma aliança com o Novo do ex-deputado Giuseppe Riesgo, que, aliás, prestigiou a convenção e posou ao lado de Pacheco. Ambos são muito próximos, o que facilitaria a aliança. Em 2020, Giuseppe apoiou Pacheco a vereador e, no segundo turno, abriu voto a Sergio Cechin à prefeitura. Uma candidatura liderada por Giuseppe, que admite concorrer se tiver uma coligação. É claro que a decisão caberá ao diretório do Progressistas, mas a proximidade de Pacheco, que é ponderado, tem habilidade no diálogo, poder ser meio caminho andado para uma futura união, até mais ampla das forças do campo ideológico à direita. 


— O diálogo está aberto a todos os partidos de direita de Santa Maria, inclusive o Novo. Como o Novo mudou o seu formato e critérios para coligações, existe, sim, a possibilidade do Progressistas e o Novo estarem juntos — admitiu Pacheco. 


Além de Giuseppe, os vereadores Manoel Badke (União Brasil), Maneco, e Tubias Callil (MDB) prestigiaram a convenção do Progressistas.


A direção municipal

  • Presidente: Pablo Pacheco
  • 1º Vice-presidente: Sandra Rebelato
  • 2º Vice-presidente: Ricardo Issler Unfried
  • Secretário-geral: Alexandre Reis
  • Secretário: Alberto José Soares Figueiredo
  • Tesoureiro-geral: Marcelo Dalla Corte
  • Tesoureiro: Mauro Bakof
  • Vogais: Anita Costa Beber, João Ricardo Vargas, Roberta Leitão
  • Suplentes: Marilene Moraes Ferreira, Sergio Cechin e Rony Pilar Cavalli
  • Procurador: Mário Lago Prade
  • Movimento Afro - Milton Caetano
  • Movimento Comunitário -Zaloar Soares
  • Movimento Idoso - Juan Vicente Santini
  • Movimento Juventude - Wederlei Pires
  • Movimento Liberdade Econômica - Guilherme Teixeira
  • Movimento Mulher -Daniele Portella
  • Movimento Servidor Público - Cladmir Cordeiro do Nascimento

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Animais de estimação poderão andar em ônibus coletivo, prevê projeto de lei analisado pela Câmara de Vereadores de Santa Maria Anterior

Animais de estimação poderão andar em ônibus coletivo, prevê projeto de lei analisado pela Câmara de Vereadores de Santa Maria

Coordenadora da Secretaria de Combate à Pobreza e à Fome visita Santa Maria Próximo

Coordenadora da Secretaria de Combate à Pobreza e à Fome visita Santa Maria

Política